terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Juraci conquista 5º lugar na Pan American Cup da Argentina

Numa prova com tempestade e alagamentos durante o ciclismo, que causaram muitas quedas e abandonos, o triatleta Juraci Moreira (Banco BVA/ Novac Sports/ Asics) garantiu o importante 5º lugar no La Paz ITU Triathlon Pan American Cup, na Argentina. Com o resultado, o curitibano radicado em Campinas subiu para a 59ª colocação no ranking mundial, assegurando a sua participação na Copa do Mundo, em Mooloolaba, Austrália, no final de março, para dar sequência à busca da vaga para os Jogos Olímpicos de Londres.


Esta foi a segunda prova internacional de Juraci na temporada. No domingo anterior, foi o 11º colocado no Chile (só não conseguiu uma posição melhor, por ter perdido tempo ao tirar a roupa de borracha). Para o triatleta a colocação foi importante, principalmente pelas condições adversas enfrentadas durante a prova.

Ele chegou a estar em segundo lugar e só foi ultrapassado no km 8,5 dos 10 da corrida. “Fiquei contente porque foi uma prova tão atípica e por ter terminado bem. Como estamos no início de temporada, o principal foi ter terminado essas duas provas sem lesões e quedas, estando pronto para dar continuidade aos treinos, agora com foco na Copa do Mundo na Austrália, no final de março”, afirmou. “Até lá, tenho certeza de que estarei em grande forma para a briga pela vaga olímpica”, acrescentou.

Na prova, os competidores enfrentaram alguns obstáculos naturais. Primeiro, o calor, de quase 40 graus. Em função disso, a largada chegou a ser atrasada em quase uma hora. A natação foi realizada no Rio Paraná, com forte correnteza. Jura saiu para pedalar no primeiro grupo.

No ciclismo, o tempo fechou, com ventos fortes, provocando quedas de atletas. Depois, a chuva e em minutos, muito alagamento. “Pedalamos em meio a rios formados nas ruas. Isso foi fazendo a prova ter muitas desistências. Concluir o ciclismo sem queda e no primeiro grupo foi a maior vitória”, falou Juraci.

Nos 10 km de corrida, iniciou em segundo lugar e se manteve na posição até o KM 8,5, sendo ultrapassado por três atletas, que vinham próximos. “Agora é treinar muito. Estou bem confiante. Dei uma subida enorme nessas duas provas e estarei cada vez mais preparado”, concluiu.

A prova foi vencida pelo italiano Alessandro Fabian (1h39min05s), seguido pelo inglês Adam Bowden (1h40min25s), pelo argentino Luciano Taccone (1h40min31s) e o também britânico Marc Jankins (1h40min44s). Juraci Moreira cruzou a linha de chegada em 1h40min50s.
Juraci, que é sargento do Exército, viajaria essa semana para missão de paz no Haiti, mas o compromisso foi adiado. Ele integraria as tropas da ONU, junto com outros atletas de alto rendimento, com o objetivo de incentivar a prática esportiva naquele país, como inclusão social e redução da violência comunitária. “Mudaram a data devido à tragédia no Rio de Janeiro e não temos nada definido para o embarque, mas continuo à disposição do Exército”, destacou.


Fonte : http://www.cbtri.org.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário